Saber como tirar manchas do lençol é aquele truque que todo dono e dona de casa precisa ter na manga na hora do imprevisto. Se for o seu caso, fique tranquilo: tem jeito para quase tudo quando o assunto é cuidado com a roupa de cama. Neste conteúdo você aprende a limpar manchas do lençol e também encontra dicas de lavagem para conservar seu enxoval por muito tempo. Veja o tutorial!
1º passo: Lave imediatamente
Manchou? Corra para a lavanderia e procure lavar a peça o quanto antes. Quanto mais tempo demorar, mais difícil pode ser remover a mancha. Nesta etapa, use água fria, aplique um pouco de detergente neutro na área e esfregue com delicadeza até que a mancha se dilua, mesmo que parcialmente.
2º passo: Escolha sua receita de acordo com a mancha
Identifique a mancha e veja como prosseguir:
- Café: Misture água com vinagre branco de álcool e aplique esta solução na mancha antes de prosseguir com a lavagem. Na sequência, faça o processo normal da sua máquina.
- Vinho: Inicie cobrindo a mancha com sal de mesa para absorver o excesso de líquido e, em seguida, proceda com a lavagem usando água fria.
- Suor: Esprema 2 limões, utilize o suco da fruta sob a mancha e deixe a peça de molho por algumas horas. Lave normalmente depois disso.
- Maquiagem: Aplique uma pequena quantidade de álcool 90º na área manchada do tecido e, em seguida, proceda com a lavagem convencional da peça de roupa. Evite expor a roupa ao sol durante o processo de secagem.
- Graxa e gorduras: Uma boa estratégia é aplicar talco ou amido de milho sobre a mancha para absorver a gordura antes de lavar com água e sabão.
- Riscos de caneta: Molhe o algodão no álcool e passe diretamente sob o risco da caneta, em seguida, proceda com a lavagem convencional da peça de roupa.
3º passo: Seque ao ar livre
O 3º passo para aprender como remover manchas do lençol envolve a secagem da peça. Evite expor o lençol há longos períodos no sol, pois além de afetar sua cor causando desbotamento, o calor pode danificar a maciez e o toque delicado do tecido. Prefira espaços abertos, ventilados, com um pouco mais de sombra e muito ar livre.
🧼 Também já ensinamos aqui a remover manchas da toalha de banho. Clique aqui para ler agora!
Dicas de conservação do lençol
Veja como evitar a fixação de manchas e aprenda a manter seu lençol com cara de novo por mais tempo!
Lave regularmente
Realize a lavação da peça de maneira frequente, sempre de acordo com as orientações presentes na etiqueta. O acúmulo de sujeira pode prejudicar as fibras do tecido e dificultar a remoção completa.
A dica aqui é fazer um rodízio de peças, onde o lençol é trocado de tempos em tempos para evitar sujeiras impregnadas. A troca uma vez na semana é recomendada.
Tome cuidado com o excesso de alvejante
Use o produto com parcimônia se quiser ter seus lençóis lindos por mais tempo. O alvejante, apesar de remover manchas, também pode enfraquecer a estrutura do tecido, danificando a peça, causando rasgos.
Deixe secar de maneira adequada
A secagem inadequada pode danificar sua peça. O calor excessivo pode fazer com que os lençóis encolham e passem a não caber mais na sua cama. A exposição excessiva ao sol além de causar aquele desgaste prematuro da cor vai deixar o tecido mais duro e áspero, reduzindo a vida útil do enxoval.
Maneire no amaciante
Lembre-se de diluir o amaciante na água quando for usar na lavação do seu lençol. O amaciante pode deixar resíduos nos tecidos causando manchas e reduzir sua absorção com o uso frequente.
Viu só como é possível tirar manchas do lençol? Utilize este passo a passo da Enlevolar e aproveite o seu enxoval com aspecto de novo outra vez. Esperamos que tenha gostado das dicas e indicamos outros textos como este em nosso blog. Clique aqui e aprenda a evitar que as toalhas brancas fiquem amarelas com o tempo.
Siga-nos nas redes sociais e veja conteúdos exclusivos e promoções no seu feed.
Até o próximo tutorial!